terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Desde 27 de janeiro de 1945

        Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. 
        No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia. Auschwitz tornou-se sinônimo do genocídio de judeus e tantos outros grupos perseguidos pelos nazistas, como ciganos, poloneses, comunistas, homossexuais, prisioneiros de guerra soviéticos, testemunhas de Jeová e deficientes físicos e mentais .

As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. 

        Todos os anos, no dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data faz referência à liberação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão de Auschwitz em 1945 e foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

      O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler.  O genocídio nazista contra os judeus foi parte de um conjunto mais amplo de atos de opressão e de assassinatos em massa cometidos pelo governo nazista contra vários grupos na Europa. 

     Na Alemanha, dizer que o Holocausto é mentira, que não existiu o extermínio em massa nos campos de concentração e câmaras de gás, pode dar pena de prisão ou multa, desde que o Código Penal alemão foi modificado em 1993.
 ......................................

       Ainda não fui ao Campo de Auschwitz, apenas no Campo de Sachsenhausen. Gosto de ler sobre a Segunda Guerra e vou deixar algumas dicas de livros e filmes para quem quiser saber um pouco mais dessa parte terrível da História da humanidade.

*Todas as indicações eu já li/assisti :) É só clicar no nome que vai abrir um link.
 
Livros:

O diário de Anne Frank  -  escrito pela própria Anne


O tatuador de Auschiwtz  de Heather Morris

Os bebês de Auschwitz de Wendy Holden


Irmãs em Auschwitz de Rena Kornreich Gelissen

Eu sobrevivi ao Holocausto de Nanette Blitz Konig


Filmes:


O Coração Corajoso de Irena Sendler - 2009





Nenhum comentário:

Postar um comentário