quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Como eu era antes de você - #LivrosQueAmo




TÍTULO NACIONAL: Como eu era antes de você
TÍTULO ORIGINAL: Me before you
AUTOR: Jojo Moyes
TRADUTOR: Beatriz Horta
ANO DA EDIÇÃO: 2013
EDITORA: Intrínseca

SINOPSE
     Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

MINHA LEITURA
     Eu comecei a ler esse livro depois de ter visto o trailer e confesso que já comecei a primeira frase com o coração apertado. Nesse feriadão de carnaval eu decidi ficar em casa, sozinha, para adiantar as leituras já que eu tenho uma meta de "ler o livro antes de assistir ao filme" e esse filme tem estreia prevista para junho, achei que era o momento de começar. O próximo da lista é "Quem é você, Alasca?" do John Green.
     Esse foi o primeiro livro da Jojo Moyes que eu li e já virei fã. Como eu era antes de você é uma história muito intensa e emocionante que me prendeu do início ao fim. A história toda se passa em um período de seis meses, tempo suficiente para mudar completamente a vida de Clark e Will. Não é uma história de amor comum. Antes, é uma história que envolve cumplicidade e amizade. Envolve descobrir como animar o outro, como cuidar de quem amamos.
     Will Traynor sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e talvez o que tenha feito com que ele se apaixonasse por Clark tenha sido justamente a forma como ela o via e como ela o tratava: sem pena da condição em que ele se encontrava. Clark quis mostrar a Will que ele poderia se divertir e ser feliz como qualquer outra  pessoa. Claro que no início alguns passeios dão muito errado, tanto no quesito acessibilidade, quanto na maneira preconceituosa como as pessoas se referem a Will. O livro mostra bem o quanto as pessoas não sabem nada sobre alguém que está em uma cadeira de rodas... Clark se esforça  para fazer uma viagem com ele e depois de muitas dificuldades eles vão para um passeio maravilhoso, onde ela vê um Will tranquilo e feliz como nunca tinha visto antes. Os dois estão vivendo momentos felizes, mas isso não é o suficiente para que Will queira viver.
     O final? É triste e eu chorei...
     Esse é um livro que consegue te prender, que faz você querer avançar na leitura e chegar logo ao final. É um livro muito forte.
    Essa história apaixonante virou um filme que estreia em junho nos cinemas. O trailer é maravilhoso e eu já estou chorando!
       Você já leu  esse livro? O que achou dessa história? Conte pra gente nos comentários, e se ainda não leu, não perca mais tempo. Esse é um daqueles livros que as pessoas "precisam ler" ao menos uma vez na vida pois é transformador. Will muda, a Clark muda e nós também mudamos!

4 comentários:

  1. Só de ler sua resenha já fiquei com vontade de reler o livro. Também indico ele pra todo mundo. Ah e esse trailer que perfeição né? Não sei o que vai ser de mim quando ver o filme no cinema rs. Sou muito fã da Jojo Moyes, todos os livros dela são ótimos. Beijos ♥

    http://sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei o que vai ser de mim no cinema...preparando os lenços aqui haha
      Livro lindo, né? É o primeiro livro da Jojo que eu li e virei fã. Aguardando pelo "After you". <3
      beijos

      Excluir
  2. Oi Jéssica!
    Eu simplesmente sou apaixonada por esse livro e sim, também chorei muito com ele. Adoro os livros da Jojo Moyes e já estou terminando de ler Depois de Você. Vamos ver como Lou ficará depois de toda essa experiência.
    Abs!

    Participe do Sorteio Temático de Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      peguei hoje o Depois de Você na livraria. Ainda nem comecei a ler e espero que Lou tenha conseguido superar a morte de Will, porque até agora eu não consigo imaginar como a vida dela pode continuar sem ele.
      Me preparando para o filme, em junho!
      Beijos
      <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...