sábado, 3 de outubro de 2015

Um Ano Inesquecível - #LivrosQueAmo

     Hoje vou fazer a primeira resenha aqui no blog e escolhi um livro incrível: o "Um Ano Inesquecível", de quatro autoras que escreveram contos apaixonantemente inesquecíveis.
     Acompanhei pelas redes sociais e pelo blog da Bruna Vieira  que esse livro estava sendo lançado e fiquei curiosa. Eu nunca li nenhum livro de nenhuma das autoras do UAI {apesar de já ter visto os títulos nas livrarias}, talvez por serem voltadas para um público adolescente e eu ter passado ~só um pouquinho~ dessa fase, mas achei que agora seria um bom momento para conhecer o trabalho delas. Quando eu era adolescente lia mais livros técnicos e de assuntos específicos do que histórias, mas amo histórias bem contadas...
     Comprei meu UAI na Bienal do Livro {e fiz um post sobre minha ida à Bienal}, depois de disputar a atenção da vendedora com várias adolescentes e consegui até um autógrafo {Jéssica tiete} da Babi Dewet, que estava no stand naquele exato momento. Parecia um sinal! hahaha  Além do livro, pedi a moça do caixa assim mesmo, na cara dura que me desse um marcador de páginas também ~porque a tietagem precisava ser completa, né?~. Peguei autógrafo da simpática Babi, tiramos fotos e voltei pra casa feliz com meu livro novo e que foi adquirido num momento todo legal.
      O livro é dividido em quatro histórias, que acontecem em cada uma das estações do ano:

     Enquanto a Neve Cair { Paula Pimenta }
     Eu li seguindo a ordem do livro e essa foi a primeira história. Confesso que já me arrependi de nunca ter lido "Fazendo o meu filme" ou "Minha vida fora de série" da Paula, pois eu amei completamente a história dela no UAI. Virei fã antes mesmo de saber como terminaria o romance de Mabel e Benjamín, sem contar a vontade que fiquei de conhecer o Chile {#jessicaviajante #jessicaturista}, que era minha primeira opção de férias nesse ano {mas acabei indo para o México}.
    Agora vou comprar os livros da Paula, porque virei fã {#jessicafã}. Adorei o texto e o jeito com que ela escreve. Minha vontade era que a história não acabasse...

     O Som dos Sentimentos { Babi Dewet }
     Como não amar uma história cheia de música e que acontece numa cidade tão querida como São Paulo? E, sinceramente, quem não gostaria de encontrar um músico lindo que te mostrasse um mundo novo? Anna Julia é uma garota de sorte, meio confusa e atrasada, mas que viveu um amor surpreendente com João Paulo. Achei que essa é uma história escrita para adolescentes mais "maduros", que já estão quase saindo da adolescência, assim como a personagem Anna Julia, e fiquei super curiosa pra ler a trilogia "Sábado à Noite" da Babi.

      A Matemática das Flores { Bruna Vieira }
     Imaginei cenários completamente iluminados pela luz do sol ao ler a história de Jasmine e imaginei aquelas cenas acontecendo na escola onde estudei. Eu acredito que as leitoras teen se identificam bastante com a Jasmine por conta do sofrido relacionamento que ela tem com os colegas de classe, as rivais na escola que fazem tudo para humilhá-la, as dificuldades em matemática {Quem nunca? Eu sempre!} e todas as dúvidas presentes na cabecinha de uma garota nessa idade.
   Gostei bastante e achei o estilo dessa história bem parecido com os textos que a Bruna escreve em seu blog: um texto muito fácil e gostoso de ler, além de nos deixar com vontade de saber o resto da história de Jasmine e Davi.

      Amor de Carnaval { Thalita Rebouças } 
     Já tinha visto nas livrarias alguns títulos da Thalita: a série de livros "Fala sério!", " Ela disse, Ele disse" entre outros, mas nunca li nenhum justamente por serem direcionados aos adolescentes {coisa que eu não sou faz tempo!}, então acho que os assuntos são meio ultrapassados pra mim hoje {a velha falando}. Acredito que alguns dos livros da Thalita tenham uma pegada informativa, com conselhos sobre os diversos assuntos que povoam as cabecinhas das meninas e como gostei demais do jeito bem informal e divertido com que ela escreve, pretendo ler {todos, óbvio!} e emprestar para minha sobrinha quando ela for adolescente.
    Gente, eu tenho dificuldade em emprestar coisas, sério. Acho que vou comprar pra mim e, no futuro, compro pra ela. haha Só sei que quero a coleção completa da Thalita na minha estante {coisa que eu também ainda não tenho haha}.
     Depois de ler essas quatro histórias tão emocionantes virei fã das autoras. Sério. Acho que esse livro é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da escrita de cada uma delas e a partir daí, virar fã ou não. Foi minha melhor escolha na Bienal desse ano. Se você já é fã delas, vai amar. Se ainda não é, vai entrar para o lado fofo da força!

       A minha história preferida? 
    Não tem uma preferida, pois todas são incríveis e distintas. Entretanto, minha personagem preferida é a Anna Julia (O Som dos Sentimentos). Em algum momento da vida ela se vê gostando de algo que ela sempre julgou ser uma perda de tempo: a música. Talvez eu tenha mudado tanto durante esses anos que às vezes me pego pensando assim, tentando saber o motivo de eu ter perdido tanto tempo sem ouvir essa banda, ou experimentar essa comida, ou ter tal atitude.

      Minha autora preferida?
     Fala sério, Jéssica! Que pergunta é essa? Depois de terminar esse livro, existe um empate técnico no meu coração entre a Paula e a Thalita. As duas conseguiram, através dessas histórias, despertar em mim a curiosidade de conhecer suas outras histórias. rsrs
     Bom, eu amei o "Um Ano Inesquecível" e recomendo para quem gosta de romances de cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...