quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O Ginecologista e o Outubro Rosa

      O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
     Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
    O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.
     Para fazer parte dessa campanha também, hoje venho trazer esse assunto para o blog. Como tenho leitoras de todas as idades, decidi abrir um pouco mais esse leque e falar também sobre a importância de procurar regularmente um ginecologista. Que tal você aproveitar que estamos no Outubro Rosa e atualizar seus exames ginecológicos?
      Bom, eu fiz isso no último dia de setembro e já estou em dia com minha saúde, mas tenho amigas que já me confidenciaram que há anos não procuram um ginecologista e outras que foram pela primeira vez já adultas. Não importa se você já foi ou não e nem a sua idade: sempre é tempo de começar a se cuidar e fazer disso uma rotina na sua vida.
      Como me mudei há um ano e meio tive que encontrar novos médicos aqui em São José e, com a indicação de uma amiga daqui, encontrei um excelente ginecologista que inclusive me receitou uma fórmula incrível para enxaquecas que mudou minha vida. Sério. Larguei o Cefalium e estou muito melhor {e até mais feliz, sem dor}. Eu estava sofrendo com essas dores, já tinha ido até para o hospital durante uma crise e a solução estava tão perto de mim, em uma consulta de rotina com o ginecologista!
      Quero te incentivar a fazer algo em prol da SUA saúde durante esse mês: marque sua consulta. Se você está em dia com os exames ginecológicos, parabéns. Se tem algo mais te incomodando e você vem "empurrando o problema com a barriga", seja uma dor nas costas que dia ou outro aparece, dores de cabeça frequentes, queda de cabelo inexplicável, seja o que for, tire algum dia desse mês e busque a ajuda de profissional. Cuide-se!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...