sexta-feira, 31 de julho de 2015

Missão Viagem: Conquistando um Passaporte

     Você já tem um passaporte?
     Bem, esse é um documento sem o qual você não pode viajar para a maioria dos países, então, se você sonha com um viagem internacional, precisa ir pensando em obter um passaporte.
     Hoje vou contar pra vocês como foi que conquistei meu primeiro passaporte, porque como vocês vão ver, passaporte não se compra: você "conquista"! rsrs
     O primeiro passo é entrar no site do Departamento de Polícia Federal {DPF} http://www.dpf.gov.br/ e clicar em "Requerer passaporte". Na página que vai abrir, PRIMEIRO vá no item 1 "Documentação necessária" para conferir se você tem todos os documentos exigidos e só DEPOIS clique no item 2 "emissão de passaporte", e então você será direcionado para um questionário que você deve preencher com seus dados pessoais. No final será gerada um GRU {Guia de Recolhimento da União} no valor de R$257,25.
     Segundo o site do DPF, desde o dia 6 de julho desse ano, a Polícia Federal e a Casa da Moeda começaram a emitir o novo modelo do passaporte comum eletrônico brasileiro, que passa a ter validade de 10 anos {antes eram 5 anos}.
     Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte.
     Depois de imprimir a GRU, você deve efetuar pagamento e voltar ao site para agendar o dia/horário que você irá comparecer a um posto do DPF {que você também pode escolher} para levar os documentos, tirar a foto {momento tenso inevitável} e deixar suas digitais registradas hehe
No dia marcado é só chegar no local com uns 15 minutinhos de antecedência munido de todos os documentos. Bem, era pra ser simples, mas nesse dia surgiu o primeiro problema.
     No meu RG, sabe-se lá por qual motivo, só consta o estado em que nasci, e não a cidade, então eu precisaria da certidão de nascimento {que eu não levei, óbvio!} e então precisei remarcar... momento tenso. Já no caso da minha mãe, o RG dela além de apresentar esse mesmo problema, ainda tinha um agravante: estava meio "acabadinho", com uma foto antiga e foi emitido há mais de 10 anos, ou seja, ela deveria ter levado um outro documento com foto recente {CNH, carteira de trabalho}.
     O que fizemos após esse momento de desepero? Fomos no dia seguinte ao Poupatempo e fizemos um novo RG pra ter um documento zerinho para a viagem. Demora em média 10 dia para ficar pronto.
     Para o meu passaporte eu remarquei e levei minha certidão de nascimento, carteira de trabalho, só pra "provar" onde eu nasci. Para a minha mãe eu remarquei na cidade próxima onde ela mora e ela levou a carteira de trabalho com a foto mais recente e deu certo.
     No dia marcado você chega, a pessoa da recepção já confere se você está com todos os documentos, te dá uma senha e você aguarda. Depois vai para uma mesa onde a atendente confere os dados, coloca no sistema e você é encaminhado para outro atendente que vai cadastrar suas digitais e tirar a temida foto. Pronto!
     Agora é só esperar e no dia marcado você leva o seu RG original e retira o passaporte. O meu demorou uns 10 dias para ficar pronto e hoje já estou com ele em minhas mãos, pronta para viajar!
     Saí de lá com um sorriso de orelha a orelha... essa foi uma grande conquista. Eu sempre sonhei em viajar para outros países e agora estou muito perto dessa realização. Eu batalhei bastante pra que esse dia chegasse e se você ainda está na fase dos sonhos, se dedique a eles, esteja disposto a pagar o preço e seus sonhos irão se realizar.  Nunca desista de sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...